terça-feira, 23 de novembro de 2010

Impressoes ao dirigir

Maserati GranCabrio
Novembro 2010

Maserati GranCabrio

O conversível tem linhas de torcer pescoços pelo caminho e desempenho para virar a cabeça do motorista

Por Paulo Campo Grande | Fotos: Christian Castanho
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ALTERAR O TAMANHO DA LETRA  

Se o dono de um Maserati GranCabrio recebesse cachê por cada pescoço virado na rua, em pouco tempo ele recuperaria o investimento feito na compra. E olha que esse Maserati não custa pouco. Ele está à venda no Brasil, desde julho, por 880 000 reais. Mas basta uma volta com o GranCabrio para vivenciar o poder de fazer amigos e impressionar pessoas. Pelo menos no trânsito. Da enorme grade dianteira, com o tridente de Netuno no centro, às quatro saídas de escapamento na traseira, uma visão mítica. A imponência dos 4,88 metros de comprimento da carroceria, na cor Bianco Eldorado, com o teto Marron Burgundy, e as indiscretas rodas Trident aro 20 reforçam ainda mais sua presença.

Com design assinado pelo estúdio Pininfarina, visto de lado, o GranCabrio tem uma linha tênue que desenha o para-lama traseiro e termina na tampa do porta-malas em forma de rabeta, que o deixa com um perfil clássico e esportivo. Por dentro, o que mais se destaca é o friso horizontal de madeira que divide o painel ao meio. O relógio oval no centro, entre as saídas de ar, é tão tradicional quanto o tridente. Pena que seja um modelo comum, com ponteiros de plástico – concorrentes como Bentley Continental GT e Spyker C8 ostentam relógios suíços. O primeiro traz um Breitling, o segundo, um Chronoswiss.

Também a mistura de cores no painel não esbanja refinamento. Explico: os mostradores são iluminados por luz de cor verde, enquanto o relógio e a tela, no console, têm coloração azul. Bem, esses são os únicos deslizes na cabine ornamentada com belos bancos de couro da grife Poltrona Frau, frisos de madeira natural e peças de alumínio maciço. A central multimídia tem 30 GB de memória, capaz de armazenar cerca de 180 horas de música. O sistema de som é da Bose e conta com 12 alto-falantes.

O GranCabrio é o primeiro cabriolet de quatro lugares da Maserati. A marca já produziu conversíveis legendários, mas sempre com dois lugares, como o Ghibli 1967, ou no máximo 2+2, como o 3500 GT 1960. Desenvolvido sobre a plataforma do sedã Quattroporte, assim como sua versão cupê, o GranCabrio tem 2,94 metros de entre-eixos, o que permite acomodar quatro pessoas com conforto (desde que de estatura mediana).

Cortesia elétrica
Para o motorista, a melhor posição de dirigir não é tão simples de achar como num Porsche. Mas, com todos os ajustes elétricos – inclusive os de altura e de profundidade do volante –, a tarefa de se acomodar fica mais fácil. Quem viaja atrás tem o acesso facilitado pelo deslocamento elétrico dos bancos dianteiros, além de assentos individuais em posição de auditório, que permitem visualizar a estrada à frente e ainda proporcionar mais conforto para as pernas.

Abrir o teto não requer prática nem habilidade: basta apertar e ficar segurando o botão no console. A operação dura 28 segundos e pode ser feita a até 30 km/h. Com o teto aberto, é possível dosar a quantidade de ar que invade a cabine abrindo ou fechando os vidros e, no caso de haver apenas duas pessoas a bordo, com a instalação de uma tela logo atrás dos bancos dianteiros. Segundo a fábrica, esse anteparo (Windstop) diminui a turbulência do ar dentro da cabine em cerca de 50%.

Como todo Maserati de rua (a fábrica nasceu nas pistas de corrida), o GranCabrio é um modelo luxuoso e confortável, mas que leva a sério desempenho e esportividade. Nos primeiros metros ao volante, percebo como o Maserati é silencioso e roda macio em nossas ruas. A capota composta por três camadas de materiais parece mais eficiente que o teto rígido, no caso do isolamento acústico. O motor tem um ronco encorpado, mas baixo. E as marchas são trocadas de modo tão suave que, se você estiver conversando com o passageiro, talvez nem perceba as mudanças. O único sinal de que se está no comando de um carro com alma de superesportivo é o volante pequeno (37,5 cm) e de peso bem acima da média para um carro de luxo.

Se quiser adrenalina, pode contar com o ânimo do motor V8 4.7. São 440 cv de potência a 7 000 rpm e 50 mkgf de torque a 4750 rpm (com 82% do torque chegando nas 2500 rpm, segundo a fábrica). O câmbio, por sua vez, é automático adaptativo, com seis marchas. Assim que percebe a mudança de humor do motorista, ele altera sua programação. Mas você nem precisa esperar por isso, uma vez que, optando pelo modo manual, as trocas podem ser feitas pelas borboletas atrás do volante. O câmbio faz as reduções e os avanços automaticamente, nos limites de giro, para o caso de o motorista se esquecer de mudar as marchas. A exceção é a quinta marcha, com licença eletrônica para ser esticada até o corte do motor.

Se seu negócio são as fortes emoções, aperte a tecla Sport no console, que altera todo o comportamento do carro. O câmbio passa a fazer as trocas em rotações mais altas (cerca de 500 rpm acima do normal). A suspensão fica mais firme, para limitar principalmente os movimentos da carroceria em curvas, frenagens e arrancadas. E o motor modifica seu ronco – há um sistema pneumático de válvulas no escapamento que, acima de 3000 rpm, altera o fluxo dos gases, elevando o nível sonoro produzido.

Sem o apoio do teto, a carroceria perde parte da rigidez estrutural original, mas a suspensão é competente e faz o carro andar grudado no chão. As estruturas, do tipo duplo A nos dois eixos, têm amortecedores adaptativos, com a maciez controlada pela central eletrônica. E contam com a ajuda dos pneus 245/35 ZR20 na frente e 285/35 ZR20 atrás. Contribui também o equilíbrio na divisão do peso entre os eixos – 49% na frente e 51% atrás. O chassi é feito de aço e alumínio, com o motor instalado na posição central-dianteira, junto com a transmissão, com tração traseira.

Segundo a Maserati, o GranCabrio faz de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos e atinge 283 km/h, com a capota fechada. Aberta, cai para 274 km/h, em razão do aumento da resistência aerodinâmica. Segundo a fábrica, o consumo é de 4,2 km/l na cidade e de 9,6 km/l na estrada. Em nosso roteiro pelas ruas de São Paulo, incluindo paradas e manobras para as fotos, conseguimos a média de 6,5 km/l, no computador de bordo. Nada mau para um carro de 1980 kg. De acordo com a marca, o GranCabrio também se sai bem nas medições das emissões, atendendo à norma europeia Euro 5, que vale até 2011. Ou seja: ele chama atenção, mas sabe se comportar em público.



VEREDICTO

O GranCabrio é para quem quer um carro para curtir e dividir esse prazer com os amigos, em grande estilo. É luxuoso, confortável, tem desempenho de superesportivo e, o melhor, oferece lugar para quatro pessoas.

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